8 de novembro de 2010

Um olhar sobre a Vida na Cidade - Tuca Vieira



         "Minha melhor lembrança de infância são os domingos de futebol em que ia com meu pai e com meus irmãos ao estádio. Eu tive o privilégio de ver o time da democracia corintiana de 82 e 83.Mas o que realmente marcou foi que nesses domingos surgiu a relação que tenho com a cidade até hoje."


foto de Tuca Vieira

          Tuca, cujo nome completo é Luiz Arthur Leitão Vieira, diz apreciar a “solitude fotográfica”, que explica da seguinte forma:  "Você só precisa de uma câmera, uns rolos de filme e mais nada."

          Fez essa descoberta ainda adolescente, quando viajou sozinho ao exterior. Conta que percorreu lugares onde ninguém da família tinha ido e, de alguma forma, queria passar o que sentia aos amigos e parentes:

          "Minha madrinha tinha me dado uma câmera Yashica falsificada que fazia uma coisa incrível, transformava 36 fotos em 72 (depois descobri que ela usava meio fotograma por vez). Com ela, fui registrando tudo o que via. Como estava sozinho e não podia fotografar a mim mesmo, meu olhar ficou mais atento às coisas. Descobri que um passo para o lado ou um dobrar de joelhos mudava tudo. Voltei ao Brasil, falei com o Cláudio Feijó e me inscrevi num curso da escola Imagem-Ação. "

          O material jornalístico de Tuca Vieira demonstra que ele tem, cada vez mais, enveredado pelo caminho do urbanismo e da arquitetura das metrópolis:
          "É o meu habitat e, também, o grande fenômeno moderno. Hoje as pessoas estão cada vez mais nos grandes centros, cidades com 10, 15, 20 milhões de habitantes. O desafio de fazer meu trabalho convivendo com essa multidão me fascina."

          Quando está de câmera em punho em busca das boas fotos, Tuca diz que é guiado “pelo prazer de fotografar”. Gosta da escola norte-americana, que chama de “fotografia de rua”, e destaca o trabalho de Josef Koudelka, tcheco que fotografou a Primavera de Praga, os ciganos do Leste Europeu e a Europa pós-muro de Berlim: "Ele tem uma sofisticação visual enorme ", enfatiza.


Prêmios

          Vencedor do Prêmio Folha de Jornalismo 2003 e do Prêmio Grupo Nordeste de Fotografia 2005, na categoria profissional, Tuca não esconde que seu tema predileto é a paisagem urbana. Foi ela que inspirou o livro “As cidades do Brasil — São Paulo”, feito em parceria com o jornalista Marcelo Coelho e lançado pela Publifolha.

          Seus trabalhos também já foram mostrados nas exposições individuais “A luz da terra do sol” (1994) e “Um caminho nas Índias” (2002) e nas coletivas “Foto São Paulo” (2001), “Fotojornalismo São Paulo” (2004) e “Retrospectiva 2004”.

                                                      
                                           FOTOS DE TUCA VIEIRA

Cracolândia  - SP                      
                           
Viaduto Santa Ifigênia - SP

       
Aéroporto de Congonhas - SP

       
Avenida Paulista - SP









Um comentário:

  1. Pra mim, um fotógrafo que capta a verdade da cidade de São Paulo,apresentando com seu trabalho o real cenário de diversidade e desigualdade que nela existe.
    Adorei o post!
    PS: faltou "Paraisópolis" ;)

    ResponderExcluir